top of page

O que está por trás de uma boa fotografia?

Atualizado: 25 de mar. de 2022



Muitos me perguntam:

O que está por trás de uma boa fotografia?

Eu sempre respondo:

Um fotógrafo com o olhar treinado.


Depois de muitos anos fotografando em quase todos os segmentos do universo fotográfico, percorrendo quase todo território brasileiro e dezenas de países com culturas e cores que se destacam em seus aspectos e peculiaridades, e que os tornam tão especiais.

Eu sempre comento com os meus alunos e mentorados sobre a importância de treinar seu olhar através do erro e acerto em cada click, leitura de bons livros de fotografia com os principais mestres e buscar saber como interpretar cada cena através do conhecimento da cultura da fotografia no decorrer dos anos.


Uma boa fotografia não depende do equipamento ou Know-how do fotógrafo diante do seu público, a boa fotografia é aquela que transmite uma mensagem, que conversa com você sem palavras e te diz tudo aquilo que você idealizou antes do click.


O que diferencia um fotógrafo profissional de um amador não é simplesmente sua capacidade técnica, mais sim, seu contínuo empenho diante das circunstâncias desfavoráveis, o amador geralmente desiste porque não consegue reconhecer os valores por trás do esforço necessário para aprimorar cada vez mais suas capacidades.


Então, quando te perguntarem sobre o que está por trás de uma boa fotografia, simplesmente diga: sua cultura.


 

Eu sou Vinicius Augusto, fotografo profissional em Munique e professor de fotografia para alunos em nível iniciante e avançado, além de mentoria para fotógrafos amadores que queiram se profissionalizar ou realizar transição de carreira.





10 visualizações0 comentário